terça-feira, 10 de junho de 2008

12ª aula (11/6)

Sumário:
- resumo da matéria do semestre
- recepção dos endereços URL dos trabalhos de Os Homens do Presidente
- visionamento do último episódio de Os Homens do Presidente


ALGUMAS IDEIAS

1) A partir da matéria do primeiro semestre (o semestre do ‘valor mediático’), devemos perceber que um press release que chega tem um objectivo (republicar ou publicar em parte) mas até que isso seja conseguido (ou para que isso seja conseguido) há muitas vezes por trás uma estratégia, que não nos chega claramente, que é definida nos bastidores, e que precisa do jornalista para se viabilizada
2) Como se constrói essa estratégia; que passos devem ser dados
3) Esta estratégia tem a maior parte das vezes uma conotação de informação «positiva» (por oposição à ideia de crise); construir uma estratégia para ver publicada uma informação «positiva»;
4) A estratégia classica para responder a crises – informação «negativa» - chama-se Comunicação de Crise
5) A política é contudo uma excepção; se há políticos envolvidos, a resposta por regra não é a Comunicação de Crise
6) Se há políticos tudo muda. Os políticos (por princípio e por hábito) só recorrem à CC quando não têm alternativa.
7) A alternativa baseia-se na manipulação da informação: inventar, ficcionar, mentir
8) Os pseudoventos encontram-se num meio termo entre as EC e a manipulação
9) Muitas vezes a estratégia de comunicação não é suficiente, é preciso aumentar a noticiabilidade, manipulando
10) A forma mais elaborada, mais complexa, também mais sórdida de manipulação política chama-se spinning da informação
11) Não é fácil, mas é possível fazer a caracterização do «spinning»
12) As campanhas eleitorais são uma espécie de microclima (à parte): recorrem por vezes às campanhas negativas: quando além dos seus próprios méritos atacam os adversários; a campanha negativa – por definição – não é manipulação, na medida em que pode/deve estar assente em situações verdadeiras; da mesma forma, soundbites e sondagens não são manipulação

Ideias-base
- em comunicação política nada é inocente;
- em comunicação política coexistem estratégias de comunicação com o spinning
- em comunicação política o clímax, onde tudo pode acontecer, são as campanhas eleitorais (onde coexiste campanha positiva com campanha negativa)
- Governar em democracia é comunicar; porque governar é ser eleito; a campanha eleitoral começa no dia seguinte a ser eleito
- três graus de tentar que uma informação (positiva ou negativa, qualquer uma), a partir das relações publicas, seja publicada por um jornalista:
a) pelo valor mediático intrinseco
b) pela estratégia de comunicação adoptada
c) pela manipulação ou «spinning» criado

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